Fisioterapia para pacientes com Hipertensão Arterial







A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ou simplesmente "pressão alta", está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo o corpo. Quando as artérias ficam muito apertadas, ocorre uma elevação da necessidade de o coração bombear com mais força, impulsionando o sangue em uma técnica de ida e volta.

Pressão arterial sistólica e diastólica

O coração bombeia uma certa quantidade de sangue em cada uma de suas contrações rítmicas, gerando assim uma onda sanguínea (onda de pulso), que se transmite do coração às artérias periféricas, onde pode ser palpada como ''pulso''. A onda de pulso, como as demais ondas, tem uma elevação seguida de uma depressão. O pico da onda, ocasionado pela contração dos ventrículos (sístole) é, portanto, denominado pressão arterial sistólica, e o valor mínimo, devido ao relaxamento dos ventrículos (diástole), denominado pressão arterial diastólica.

Exercício Físico e o Tratamento da Hipertensão

O tratamento para hipertensão é de certa forma simples. Os medicamentos ajudam a controlá-la, mas não elimina suas causas – que além de genética – pode estar associada ao sedentarismo, obesidade, alimentação rica em sódio e gordura.

E por que os exercícios são importantes para quem tem pressão alta? Vejamos, atividades físicas regulares reduzem a pressão arterial tanto de indivíduos que já tem a pressão alta, quanto daqueles que ainda não têm a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la, como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos entre outros.

Esse benefício ocorre tanto durante a execução do treino quanto no repouso e também a condiciona a não se alterar quando a pessoa está passando por uma situação de estresse.

E você sabe por que isso ocorre? O exercício físico trabalha grandes grupos musculares, o que diminui a resistência dos vasos à passagem do sangue e, em consequência, reduz a pressão arterial.



Atuação da Fisioterapia

O surgimento da profissão no Brasil também esteve diretamente ligado ao curar e reabilitar, nesse caso as vítimas da poliomielite e de acidentes de trabalho, esses últimos provocados pelo rápido e explorado processo de industrialização, utilizando, na grande maioria dos casos, o homem sem formação adequada, vindo do campo. A fisioterapia teria como função principal reintegrar esse indivíduo ao sistema produtivo ou, atenuar o seu sofrimento

A atuação do fisioterapeuta, assim como de cada profissional da saúde, exige a elaboração de um diagnóstico específico voltado às peculiaridades da sua intervenção. No caso do fisioterapeuta, em que a avaliação tem como objetivo identificar, quantificar e qualificar distúrbios cinético-funcionais sensíveis a abordagem fisioterapêutica, ou seja, procuram-se pontos (capacidades e incapacidades), a partir de parâmetros visíveis e concretos da atividade funcional, em geral mensuráveis, como segurar um objeto, deambular, inclinar-se, levantar-se, entre outros.

A fisioterapia é uma profissão que está associada imediatamente com a reabilitação, por sua maior relação com a medicina física e a fisiatria. Sua missão principal é a ajuda na avaliação da capacidade funcional do paciente, a administração de tratamentos para evitar a dor, corrigir ou minimizar as deformidades e melhorar a saúde geral do cliente.

O fisioterapeuta quando integrado à atenção básica pode contribuir com o monitoramento, controle da HAS através da realização de exercícios supervisionados, além da busca ativa de casos que pode ser realizada pelo profissional de fisioterapia, quando o mesmo está integrado a uma equipe multiprofissional que assiste a uma determinada população


Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário