Objetivos de uma Avaliação com Testes Funcionais






Os Testes Funcionais são indicados para atletas que desejam melhorar sua performance nos treinamentos da sua modalidade e estabilidade. Com base em análises de um fisioterapeuta e fisiologista, a correção de movimentos permite um maior aproveitamento, corrigindo assimetrias motoras.

É sempre importante lembrar que a força gerada pelos músculos possibilita o movimento humano. Nesse contexto, diferentes distúrbios e o avanço da idade figuram entre as principais causas de sinais de alteração muscular, o que afeta o bem-estar e a saúde dos pacientes.

A partir da mensuração do grau de força muscular, o fisioterapeuta pode indicar os exercícios e a intensidade com que devem ser praticados. Muitos programas de reabilitação na fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva, por exemplo, buscam o fortalecimento muscular. Portanto, uma boa avaliação é fundamental para esses programas de reabilitação.

Quais são os principais objetivos da avaliação?

Identificar indivíduos em risco de lesão;
Analisar áreas com limitações de movimento e disfunções causadas por desequilíbrios musculares e assimetria;
Estabelecer uma linha de base do movimento funcional para a programação apropriada do exercício;
Traçar estratégias corretivas e optar com clareza movimentos mais adequados de acordo com sua individualidade;
Acompanhar progressos e resultados.

Após concluir os Testes Funcionais, são traçados exercícios específicos que tem por objetivo corrigir os desequilíbrios notados durante a avaliação. Em seguida, um acompanhamento é feito para notar se houve uma melhora com relação aos dados apresentados no início do programa de treinamentos.

Um programa de exercícios inspirado na avaliação funcional deve ter embasamento em anatomia, cinesiologia e biomecânica, por exemplo, as quais nos permite construir mecanismos de movimentos corretos contribuindo para e evolução e prevenção de lesões.

É importante inspecionar e entender os aspectos fundamentais do movimento humano, apenas depois de analisar movimentos simples poderemos preparar o cliente para desempenhar uma ampla variedade de atividades mais complexas.


Para o profissional que quer ter mais conhecimento nesta área, indico dois materiais excelentes:

[Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte - Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? Eu preparei um material super completo, e baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!

Testes Funcionais em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva - Quer saber mais sobre Testes Funcionais Aplicados a Fisioterapia Ortopédica e Esportiva? Este minicurso é para você! São 04 horas de curso disponível em vídeo e PDF com os principais testes funcionais, com descrição detalhada, vídeos ilustrativos e evidências científicas. Clique aqui e saiba mais!


Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário