Função do Fisioterapeuta na Geriatria






A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é o movimento corporal. Utiliza-se de conhecimentos e recursos próprios com os quais se busca promover, tratar e recuperar a saúde do paciente, considerando as condições sociais psíquicas, físicas e mentais.

Essa ciência tem hoje um papel marcante no aspecto social, pois atua em todos os níveis de atenção à saúde: promoção e prevenção, cura e reabilitação. Na área da educação em saúde, atua na esfera social, com orientações para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas (biopsicossociais), apresentem, temporária ou definitivamente, dificuldades de inserção e participação na vida social .

Conheça o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática

Quando falamos em saúde do idoso, a fisioterapia possui um papel fundamental importância nessa faixa etária. Ella está inserida desde prevenção até a reabilitação: na prevenção o profissional de fisioterapia deve está atento às conclusões biopsicossociais, no intuito de promover, aperfeiçoar e adaptar o individua as suas limitações, ou seja, assumir uma visão preventiva, contribuindo para uma vida mais saudável e consequentemente estimulando uma melhor qualidade de vida.

Um dos grandes problemas hoje da saúde do idoso está relacionado às tendências de queda, as quais possuem inúmeros fatores causadores que podem levar ao isolamento, um deles é a insuficiência súbita causada por problemas biológicos, psicológicos ou sociais, essa síndrome geriátrica é apontada como sendo a principal causa de acidentes dos idosos, levando muitas vezes a grandes consequências como; fraturas, ansiedade, depressão, restrição das atividades normais até a privação da vida social.

Como processo terapêutico, a fisioterapia, através de recursos próprios e de conhecimento, baseando-se nas condições biopsicossociais, busca promover, aperfeiçoar ou adaptar os idosos a suas limitações funcionais por meio da terapêutica. Visto que os mesmos possuem pluripatologias, a fisioterapia tem espaço garantido no atendimento especificado a este público, tanto de modo preventivo, reabilitativo ou adaptativo de suas funcionalidades, contribuindo para sua autonomia.

O movimento do corpo é algo relacionado ao alto conhecimento e suas potencialidades, podendo contribuir para a melhora da autoestima e aumentar a capacidade de autocuidado, possibilitando novas descobertas e abertura de uma maior participação social, mesmo de forma inconsciente

Exercícios de Alongamento para Idosos - Este E-book serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos



Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário