Fisioterapia Neurologia em Adultos






A fisioterapia em pacientes neurológicos adultos tem um papel fundamental na reabilitação, adaptação e interação dos mesmos à sua condição de saúde. Nossas metas são traçadas com base em uma avaliação fisioterapêutica detalhada, na doença de base do indivíduo e nas condições favoráveis ou não do ambiente em que vive.


O atendimento é extensivo desde ao hospital até à casa do paciente e aos locais que ele geralmente freqüenta ( escola, trabalho, parques, seu bairro...). Isto porque dependendo da doença neurológica que ele apresenta, é muito importante e interessante este vínculo para que as devidas observações e adaptações sejam realizadas. A fidelidade e o bom relacionamento paciente-terapeuta também são fatores determinantes à adesão e progressão do tratamento. As disfunções neurológicas são inúmeras e apresentam quadros bastantes diferentes: Lesão medular, Acidente Vascular Encefálico (AVE ou derrame), Doença ou Mal de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Síndrome de Guillian Barré, Mal de Parkinson, Paralisia Facial Periférica.

Neurologia Adulto

Fisioterapia: Traumatismo Crânio Encefálico (TCE)

O Traumatismo craniano trata-se de qualquer contusão no crânio que pode se manifestar imediatamente ou em algumas horas atingindo somente a caixa craniana ou casos mais graves o cérebro. O TCE, apresenta prognóstico bastante variado com manifestações clínicas aparentemente confusas e instáveis. Após estabilização do TCE, o paciente corriqueiramente é encaminhado para reabilitação fisioterapêutica. Quanto maior a proximidade e atenção da família e da equipe de saúde para com o paciente mais eficaz o tratamento. É importante que o paciente esteja à vontade em relação ao local a ser realizado a fisioterapia, sendo seu próprio lar um ponto bastante positivo nesta questão.

Fisioterapia: Paralisia Facial Periférica

A Paralisia facial periférica é causada por uma lesão do nervo da face e geralmente traz constrangimentos sociais à pessoa. O principal motivo de grande parte dos pacientes com esta lesão escolher um tratamento fisioterápico domiciliar é justamente evitar tais constrangimentos, mas outras vantagens como o conforto do lar e a praticidade de não necessitar de deslocamento também são razões para tal escolha.

Fisioterapia: Doença de Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença bastante grave e incapacitante. O tratamento fisioterapêutico tem por objetivo reduzir as conseqüências desta afecção e orientar a família. As sessões podem ser realizadas a domicílio, porém o atendimento no lar evitam inconvenientes de deslocamentos e é mais gratificante ao profissional e principalmente ao paciente, pois é mais confortável, prático e seguro.


Fisioterapia: Síndrome de Giullian Barrê

A Síndrome de Guillian Barrê é uma doença progressiva, porém reversível. Tendo em vista seu acelerado desenvolvimento e suas graves conseqüências, todos os esforços terapêuticos devem ser tomados afim de amenizar tais danos. A fisioterapia pode ser realizada em sua própria casa, sendo que a domícilio visa a comodidade e reduz os desgastes do paciente e de sua família, além de oferecer um atendimento mais direcionado às limitações observadas em seu próprio convívio.

Fisioterapia: Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose lateral Amiotrófica, é uma das mais graves doenças neurológicas e caracteriza-se pelo seu rápido desenvolvimento. Sendo assim, todas as medidas terapêuticas devem ser tomadas logo apareçam os primeiros sintomas. A fisioterapia, arma fundamental para retardar e amenizar as conseqüências, deve ser rigorosamente avaliada e aplicada. Portanto, um acompanhamento diário, apresentação das dificuldades do dia a dia , praticidade e estabelecimento de vínculo paciente-terapeuta são conseguidas com os atendimentos na própria casa da pessoa.

Fisioterapia: Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso e seu prognóstico é bastante variável. Geralmente pessoas diagnosticadas com esclerose preferem fazer suas sessões fisioterapêuticas em casa devido maior conforto, comodidade e principalmente por serem em ambiente familiar torna-se mais dinâmico e direcionado.

Fisioterapia: Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é grave e progressiva e necessita de intervenção multiprofissional imediata. A fisioterapia é de fundamental importância e pode ser realizada no lar, porém quando feita a domicílio, proporciona mais conforto e comodidade a todos envolvidos, paciente e familiares. Os cuidadores podem acompanhar as sessões e auxiliar no esclarecimentos das maiores dificuldades do paciente, bem como participar das evoluções do treinamento.

Fisioterapia: Acidente Vascular Encefálico (AVE)

O acidente vascular encefálico, ou derrame, pode acontecer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em idosos e pessoas com doenças cardíacas. Após a constatação do AVE, o paciente necessitará de um atendimento fisioterapêutico intenso, rico e personalizado que ampare o mesmo e sua família. O atendimento pode ser realizado em sua própria casa.

Fisioterapia: Lesão Medular

A lesão medular acontece devido um trauma ou infecção na medula. O prognóstico é variável quanto à altura da lesão. A fisioterapia em casa é extremamente importante e interessante por permitir a visualização do fisioterapeuta das dificuldades encontradas pela paciente em sua própria casa. Além disso, a família e o paciente estarão mais confortáveis e evitarão os inconvenientes que deslocamentos podem causar.

Há uma imensa gama de informação que circula na internet e isso não é novidade para ninguém. Porém, com a correria do dia a dia, muito desse material acaba não sendo aproveitado para estudo, simplesmente porque não há tempo hábil para ler tudo o que artigos, aulas, materiais falam sobre essa especialidade.

Pensando nisso, uma fisioterapeuta resolveu reunir conteúdo em ebooks (livros digitais) sobre as principais doenças neurológicas e a atuação do fisioterapeuta nessas doenças, assim como terapias, como a hidroterapia e o pilates.





Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário