Pilates: a importância do uso de acessórios







O Pilates é um Método que foi criado por Joseph Pilates com incentivo de tratar e reabilitar o corpo com exercícios que podem ser realizados em solo ou em aparelhos, usando apenas o peso do corpo, ou de outras formas como é o caso do Pilates com acessórios.

Para melhor atender essa variedade, o Método conta com diferentes equipamentos de trabalho: Mat, Reformer, Cadillac, Barrel, Chair, cada um com suas características específicas, fazendo com o que o Pilates tenha um amplo repertório de exercícios e técnicas.

O Pilates com acessórios tem sido uma forma de praticar o Método muito utilizada em Stúdios e até mesmo em casa, isso porque esses acessórios permitem uma maior variedade dos movimentos, garantindo grandes benefícios para o corpo.

Quando você pratica Pilates com acessórios, seu corpo ganha mais força e condicionamento físico para que você possa realizar suas atividades do cotidiano com maior facilidade.

Magic Circle

Pilates-com-acessorios-3

O Magic Circle ou Anel do Pilates é caracterizado como uma circunferência que visão o fortalecimento muscular no momento em que o ser humano pratica Pilates.

Ao utilizar o Magic Ring, você ajuda seu corpo no fortalecimento de membros superiores e inferiores, abdômen e peitoral, além de auxiliar também na melhora da postura.

Praticando Pilates com esse acessório também é possível aumentar a dificuldade dos exercícios, ajudando na garantia dos benefícios propostos pelo Método.

Foam Roller

Pilates-com-acessorios-4

O Foam Roller é uma das formas de praticar Pilates com acessórios muito utilizada durante os movimentos. Ele é responsável por ajudar no fortalecimento abdominal, ajudando também no equilíbrio.

O seu formato em rolo, facilita alguns exercícios e ajuda também durante a realização de diversos movimentos.

Toning Ball

Pilates-com-acessorios-5

São bolas pequenas e macias que se ajustam perfeitamente nas mãos. A sua utilização ajuda principalmente no fortalecimento dos membros superiores.

Na maioria das vezes, as Toning Ball são usadas em duas, onde cada uma fica em uma mão, mas elas também podem ser utilizadas sozinhas ou com revezamento.

 Over Ball

Pilates-com-acessorios-6

A Over Ball, assim como as Toning Ball, são bolas macias que se ajustam conforme os exercícios, porém elas são maiores, tendo 26 centímetros de diâmetro.

Ao praticar Pilates com a Over Ball, o indivíduo pode utiliza-la de diversas formas auxiliando tanto para membros inferiores, quanto para superiores.

Sua principal função no Pilates é a fortificação e estabilização do corpo, garantindo diversos benefícios.

Fit Ball

Pilates-com-acessorios-7

A Fit Ball é uma bola que vai de 55 a 75 centímetros, onde cada tamanho é utilizado de acordo com o tamanho do ser humano.

A Fit Ball é um acessório muito usado no Pilates, pois permite a realização de diversos exercícios com variações.

Além disso, a Fit Ball suporta um peso de até 300 quilos, por isso pode ser usada sem medo por qualquer um.

Faixa elástica

Pilates-com-acessorios-8

As faixas elásticas são acessórios do Pilates que auxiliam principalmente no fortalecimento e tonificação muscular.

Cada faixa elástica possui uma cor diferente, onde dessa forma são sinalizadas as com maiores em menores resistência.

Os acessórios de Pilates utilizados nas aulas possuem a função tanto de auxiliar os alunos iniciantes na realização dos exercícios como também de desafiar e aumentar a dificuldade para os alunos em um nível intermediário ou avançado.

A realização do MAT Pilates com acessórios traz muitos benefícios para o aluno praticante.Aliás, a relação de benefícios dessa forma de treino é muito extensa. Os principais efeitos que ele oferece são:

  • Desenvolvimento progressivo da consciência corporal;
  • Melhoria da postura devido à grande exigência da manutenção do alinhamento corporal;
  • Amento na qualidade da respiração;
  • Tonificação muscular;
  • Aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio.

Já que muitos movimentos são feitos em pé, sentados, em quadrupedai ou deitados, trabalha constantemente a força e o trabalho do Power House, promove a melhoria da mobilidade articular, aumento da flexibilidade, ajuda a fortalecer grupos musculares específicos.

E por isso, esse Método ajuda a equilibrar o corpo, auxiliando na criação de simetria postural e prevenção de lesões que ocorrem a partir de padrões de tensões nas articulações, nos músculos e nos discos vertebrais.

Para finalizar, vou te sugerir um curso online de Pilates com Acessórios, com um bom custo x benefício. Este curso tem como objetivo ajudar a montar estratégias de adaptação dos exercícios, dar maior possibilidade de variações para quem trabalha sem os aparelhos de Pilates e introduzir o método de forma mais simples para quem tem dúvidas se quer fazer uma formação completa no método. Clique aqui e saiba mais!


Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário