Dry Needling ou Agulhamento a Seco: conceito, indicações e benefícios!






O dry needling ou agulhamento seco tem sido a solução para quem quer aliviar suas dores musculares. A técnica também é indicada para pessoas que buscam recuperar movimentos.Apesar de ser feita com as mesmas agulhas da acupuntura, as técnicas são diferentes. No procedimento oriental o objeto é colocado sobre terminações nervosas referentes ao problema que está sendo tratado e, no dry needling as agulhas são colocadas diretamente no local da dor.

Ela acaba sendo uma  forma rudimentar de acupuntura, que vem ganhando muita aceitação por parte dos Fisioterapeutas, porque estamos próximos das Olimpíadas e é um método terapêutico extremamente simples, rápido, de fácil aprendizado e manejo, e bastante eficaz para lesões dolorosas e inflamatórias musculoesqueléticas, neurológicas e articulares, muito frequentes em atletas olímpicos e de alto rendimento.

Para aprendê-la, o Fisioterapeuta não precisa cursar uma Pós-graduação em Acupuntura em nível de Especialização que dura, em média, 2 anos e meio com 1200 horas de carga horária e com apresentação de monografia ao final do curso. Esse método de agulhamento é uma estimulação percutânea miofascioneural reflexa que não exige do profissional que a executa, o domínio da complexa ciência da acupuntura e dos seus 365 pontos básicos específicos.

Quanto à aplicação do dry needling, pode ser dividido em: profundo e superficial. A profunda é feita diretamente no ponto gatilho, ocorrendo uma pequena contração no músculo, onde a agulha foi inserida, e ajuda na circulação local e alívio da dor. Já aplicação superficial, somente a pele é perfurada, porém o ponto que foi perfurado consegue reduzir a dor local e a dor referida, consequentemente melhora do movimento.

Quem a utiliza geralmente o faz como 'mais um recurso' fisioterapêutico para aliviar dores, sem entender que acupuntura é uma terapia muito mais complexa cuja prática em níveis excelentes exige do especialista uma dedicação quase que exclusiva a ela.

A principal indicação para a técnica é o tratamento de pontos gatilhos.Por isso com a utilização do dry needling é possível liberar ou inativar os pontos-gatilhos, auxilia no controle da dor e reduz a tensão muscular.

Porém, outros problemas que podem ser resolvidos com o dry needling é:

  • Enxaqueca;
  • Fibromialgia;
  • Dor crônica nas regiões da cervical, torácica e lombar;
  • Torcicolo;
  • Lesão de esforço repetitivo (LER);
  • Etc.

Os benefícios da utilização do dry needling no tratamento são: reduz a dor, melhora o movimento, melhora a amplitude e elimina contraturas musculares. Apesar de ter vários benefícios na utilização da técnica, existem precauções que devem ser consideradas. As contraindicações são:

  • Fobia à agulha;
  • Confusão mental;
  • Gravidez;
  • Crianças;
  • Pacientes com tendência a hemorragia;
  • Alergia ao metal da agulha;
  • Áreas com linfedema.

Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!



Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário