Ginástica Laboral e Fisioterapia: objetivos e benefícios







A Ginástica Laboral é o exercício físico orientado e praticado durante o horário do expediente visando benefícios pessoais no trabalho, que tem por objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na
saúde do trabalhador.

Também pode ser entendida como um repouso ativo, que aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho, para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho, tendo como objetivo a prevenção da fadiga.

A doença no ambiente de trabalho

Cada indivíduo, expressa características bem pessoais em relação aos seus sistemas circulatórios, respiratórios e musculares, bem como a produção hormonal. Todos esses sistemas estão relacionados à postura, movimentos, pausas, sono e alimentação. Ou seja, com a forma que o metabolismo reage e se adapta, física e mentalmente, as tarefas executadas.

O profissional no decorrer do tempo, que exerce a mesma função, desenvolve algumas doenças, diretamente relacionadas ao estado psicológico, em que é submetido a todos os momentos como: Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Lesões por Causas Cumulativas (LCC) e Disfunção Osteomuscular Relacionadas ao Trabalho (DORT), que são quadros clínicos adquiridos pelos colaboradores, em decorrência de suas condições de trabalho, provocadas por traumas musculares estimulados por grande esforço, movimentos repetitivos, manutenção de postura inadequada por longos períodos

"LER/DORT é a denominação pela qual se identifica um grupo de doenças ocupacionais, das quais as mais conhecidas são tendinites, tenossinovites e bursites".

Resultante disso apresenta-se vários sintomas correlacionados como: fadiga, tendinite, doenças nervosas, psicológicas e cardiovasculares; problemas na coluna, dor de cabeça e sensação de peso sobre os ombros. Assim, do ponto de vista da macroestrutura, parece-nos pouco provável que trabalhadores queiram adicionar uma desvantagem a mais para os próprios, dificultando sua permanência nos postos de trabalho e mais ainda, seu potencial de competitividade em uma eventual reinserção no mercado de trabalho.

Objetivos da Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral possui diferentes tipos de objetivos, tanto para os funcionários como para empresas. Os principais objetivos para os trabalhadores são: aumentar a resistência à fadiga central e periférica, promover o bem-estar geral, melhorar a Qualidade de Vida, combater o sedentarismo e diminuir o estresse ocupacional.

Para as empresas, os principais objetivos são: diminuir os acidentes de trabalho, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, aumentar a produtividade, melhor à qualidade total, prevenir e reabilitar as doenças ocupacionais como tendinites e DORT.

A Ginástica Laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, prevenir doenças originadas por traumas cumulativos, prevenir a fadiga muscular, aumentar a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele, e
promover maior integração no ambiente de trabalho.

Benefícios

A Ginástica Laboral tem como a melhora da autoimagem, redução das dores, redução do estresse e alívio das tensões, melhoria do relacionamento interpessoal, maior resistência à fadiga central e periférica, aumento da disposição e motivação para o trabalho, melhoria da saúde física, mental e espiritual. Já para a empresa, incluem -se o aumento da produtividade, diminuição de incidência de doenças ocupacionais, menores gastos com despesas médicas, marketing social, redução do índice de absenteísmo e rotatividade dos funcionários, redução dos números de erros e falhas, pois os funcionários ficam mais espertos e motivados.

A Ginástica Laboral proporciona benefícios tanto para o trabalhador
quanto para a empresa.

A Fisioterapia

Em 2008 a fisioterapia do trabalho foi reconhecida como especialidade da fisioterapia e, em 2009 o ministério do trabalho assinou a aprovação da criação do TEM 2236-60 este é o número da classificação da Fisioterapia do Trabalho na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

A ergonomia vem desempenhando um papel importante na prevenção das doenças relacionadas ao trabalho, pois permite a avaliação das condições de trabalho, propostas e implementação de soluções técnicas (levando em consideração equipamentos e ambientes físicos) e administrativas, relacionadas à programação de pausas, rodízios e mudança na organização de atividades e setores. Tais medidas associadas aos conhecimentos patológicos e mecânicos funcionais do corpo humano permitem reduzir a freqüência das doenças, os custos financeiros com indenizações e o sofrimento dos trabalhadores.

Programas de qualidade de vida vêm sendo criados com grande freqüência nas empresas a fim de atender as solicitações do mercado, sendo vendidos como atividades de prevenção das DORT's. O programa que mais tem sido divulgado no momento é a Ginástica Laboral, que vem com uma forte expectativa em relação aos empresários de ser a resposta para a prevenção dos distúrbios por sobrecarga funcional nas atividades de trabalho, o que na prática não tem sido tão eficaz quanto o esperado, não pelo fato da ferramenta não ser eficiente, mas por vezes devido a forma de utilização e a falta de acompanhamento das outras ferramentas da ergonomia.

Para finalizar, há vários materiais para o profissional trabalhar com Ginástica Laboral e potencializar os seus efeitos. Eu gosto muito desse Curso online de Ginástica Laboral porque o conteúdo é direcionado para a prática profissional. Clique aqui e saiba mais!





Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário