Guia sobre a Quick Massage para profissionais







A massagem realizada em uma cadeira é indicada para quem deseja uma massagem rápida concentrada no pescoço, nos ombros e nas costas. Essa técnica também pode ser uma forma de ter o primeiro contato com esse universo da massagem. Ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, usando pressão média. A pessoa massageada permanece totalmente vestida e se senta sobre a cadeira especialmente projetada para que o massagista realizar o seu trabalho. Esse tipo de massagem dura entre dez e 30 minutos.Geralmente, ela é mais conhecida como QUICK MASSAGE.

Basta uma cadeira adequada e um profissional qualificado para que o funcionário recupere suas energias ali mesmo, no ambiente de trabalho. O colaborador não precisa se despir e o massoterapeuta trabalha as áreas do corpo mais acometidas pelas atividades laborais, como a região cervical, os ombros, os braços e os antebraços, as mãos e do dorso até a área lombar.

A massagem é feita nos braços, cabeça, pescoço, costas, ombros e nas mãos e é indicado que a sessão seja um momento de desligamento da rotina: com uma música calma, a pessoa deve relaxar não só o corpo como também e principalmente a mente. Algumas sessões podem durar de 15 minutos à 1 hora de duração e não têm lugar específicos para serem feitas, diferente de outros tipos de massagem que precisam ser feitas em um spa ou clínicas.

É muito comum ver ações sendo feitas em exposições, feiras, empresas, shoppings, hotéis, spas… pois a sessão é rápida e a cadeira é portátil. A massagem é feita por profissionais, massoterapeutas ou fisioterapeutas.

Principais benefícios da Quick Massage:

Combate ao estresse;
Ativa a circulação sanguínea;
Promove o sentimento de bem estar ocasionando mais motivação para voltar às atividades do dia-a-dia;
Alivia as dores musculares;
Auxilia no aumento da produtividade;
Alivia a sensação de exaustão e cansaço.

Manobras a serem utilizadas

Quick Massagem inclui as seguintes manobras de massagem:deslizamento, compressão, amassamento, fricção linear, fricção circular, fricção transversa, pressão mantida e percussão, vibração com rolamento, percussão e alongamento da cervical e peitoral maior.

O deslizamento é um movimento deslizante, determinado pela pressão, pelo arrasto, velocidade e ritmo sendo executado com a palma das mãos e dos dedos. É uma manobra que serve para aquecer ou preparar o tecido para um trabalho corporal específico.

A compressão é uma técnica rítmica de bombeamento, sendo realizada com a palma da mão fechada de modo relaxado. Aplica-se essa manobra no tendão ou no ventre do músculo. A manobra de compressão causa o aumento contínuo do fluxo sanguíneo nos capilares causando a vasodilatação, com o fluxo sanguíneo elevado dos músculos facilita o tratamento de áreas doloridas.

O amassamento é uma manobras com movimento de amassar e erguer o tecido. Estes são simultaneamente erguidos e retorcidos de leve, no sentido horário e anti-horário. Outros efeitos da técnica incluem, aumento da circulação, melhora na drenagem linfática, alongamento e liberação de aderência. Na massagem sentada o amassamento é utilizado nas extremidades superior e nos músculos trapézio superior e deltóide.

A fricção é uma manobra que utiliza as pontas dos dedos e ou os polegares, podendo ser utilizado às palmas das mãos e margens ulnares. É uma manobra determinada pela pressão mais profunda e ritmo constante, para frente e para trás, concentrado na pele e no tecido subcutâneo para a dilatação dos vasos da pele. Ocorre também à liberação de aderências entre as camadas, ajudando o tecido fibroso a ceder e se alongar.

Existem dois tipos de fricção a superficial e a profunda .A fricção superficial é denominada também como "fricção geral" ou "fricção palmar", é uma manobra revigorante para o sistema nervoso. O efeito principal é a produção de calor na pele e nas camadas superficiais da fáscia e do músculo tendo como resposta a melhora da circulação cutânea e tornando a fáscia mais flexível. A fricção profunda é um estímulo sedativo capaz de tratar as camadas mais profundas, miofasciais e periosteais dos tecidos. Pode ser realizada com as mãos inteiras, a palma, a mão fechada, as pontas dos dedos, o polegar e o antebraço ou o cotovelo. Se o cliente relatar sensibilidade com uma pressão de massagem normal significa que foi encontrado um tecido anormal, que está geralmente contraído e parece mais rígido, denso e grosso, ou seja, indica um ponto-gatilho tratando com a fricção profunda alternada e com a pressão mantida.

Além disso, existem três tipos de fricção profunda sendo elas: linear, circular e transversa. A fricção linear (longitudinal) é uma manobra que movimenta as camadas do tecido sobre as camadas mais profundas, em direção paralela à fibra profunda. Ela permite a penetração do músculo com maior facilidade, pois o movimento é paralelo à fibra muscular .
A fricção profunda circular é a manobra que envolve os tecidos e trabalha com eles com movimentos circulares no sentido horário ou anti-horário. Esse tipo de manobra é muito eficaz sobre o ponto-gatilho para reduzi-lo. Outra aplicação dessa manobra é gerar calor nas profundezas do tecido. A fricção profunda transversa também conhecida como fricção profunda cruzada da fibra é uma manobra que envolve os tecidos e os movimenta para trás e para frente ou de forma perpendicularmente às fibras mais profundas, sendo eficaz para tratar o tecido de cicatrização de lesões antigas ou recentes.

A pressão mantida é conhecida também como compressão isquêmica, se pressiona um ponto específico do corpo e mantém a pressão geralmente de oito a doze segundos. Pode ser realizada com os polegares e é uma técnica usada para tratar pontos sensíveis e pontos-gatilho.

A vibração com rolamento é uma técnica utiliza movimentos de agitação ou balanço,se baseia em segurar o músculo, como por exemplo o bíceps,com uma mão e agitar para frente e para trás.

A vibração com rolamento utilizado na massagem sentada é aplicado no braço desde o punho até o ombro, essa manobra faz o rolamento dotecido muscular. Quando feito em ritmo lento o rolamento produz um efeito relaxante se tornando revigorante quando aplicado em ritmo acelerado.

A percussão é uma manobra aplicada com movimentos de leves golpes vibrantes no corpo em um padrão rítmico e rápido, com os dedos e punhos relaxados. Ela pode ser realizada com as duas mãos ou alternadas e esse movimento produz o aumento da circulação local na pele. Na massagem sentada à percussão pode ser também realizada com as pontas dos dedos, usada como toque de finalização da sessão com o objetivo de revigorar o cliente ou como tratamento mais abrangente e energizante ao terminar cada área tratada e depois ao terminar a sessão de massagem.

Indicações

A massagem possui efeitos fisiológicos circulatórios, neuromusculares e metabólicos. O efeito fisiológico da massagem sobre o sistema circulatório se dá através da pressão, pois há o aumento da circulação sanguínea, aumentando a oferta de oxigênio e nutrientes nos vasos sanguíneos e linfáticos. O efeito neuromuscular que a massagem pode proporcionar é de produzir no corpo um estado generalizado de relaxamento e alívio da tensão. Ao provocar a resposta parassimpática geral através do relaxamento, alguns processos fisiológicos são facilitados, tais como: a função imunológica e digestiva, dentre outros processos fisiológicos, ajudando na ocorrência da cura e bem-estar

A Quick Massagem é indicada para desconforto musculoesquelético, acentuar a circulação, relaxamento, controle da dor e redução do estresse. A prescrição da massagem se baseia em seus efeitos e nas disfunções apresentadas pelo paciente como, edema, dor, cicatrizes aderentes, diminuição da amplitude do movimento e tensão muscular.

Contraindicações

São contraindicações absolutas: febre, câncer, doenças agudas de pele, estado ativo de doença contagiosa, processos inflamatórios e infecciosos agudo, parada cardíaca, diabete, embolia, hepatite, piolho, lesão recente significativa, cirurgia recente, artrite reumatoide e pessoas sob influência de substâncias tóxicas.

As contraindicações parciais são as circunstâncias que permitem a realização da massagem, porém devem-se evitar as áreas afetadas, ou seja, a massagem pode ser administrada em outros locais. São contraindicações parciais: acne comum, nódulos anormais, cistos, bolhas, contusões ocorridas em menos que 72 horas, surto de herpes simples, ferimento aberto, inflamação local, surto de cobreiro, glândula linfática inchada, espinha bífida, verrugas, queimaduras e abrasões não cicatrizadas.

Para finalizar, indico o curso de Quick Massagem, do Thiago Nishida.  O curso dá noções amplas e diversas ferramentas para a adaptação em cada local de trabalho, permitindo flexibilidade e diferenciação no mercado. Clique aqui e saiba mais!



Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário