Saiba mais sobre Avaliação Funcional do Movimento






A Avaliação Funcional  tem como objetivo detectar possíveis déficits e/ou desalinhamentos posturais e musculares, para que possamos orientar métodos de prevenção de possíveis lesões e/ou alterações posturais, direcionando o treinamento e/ou o seu tratamento. Está indicada para pessoas sedentárias, indivíduos fisicamente ativos, esportistas e atletas e de idades variadas.

Acesse o blog da Fisioterapia

A Avaliação Funcional do Movimento Humano tem como objetivo identificar determinadas posturas compensatórias, possíveis disfunções musculares e detectar vícios de movimentação que podem causar lesões de diversos tipos, por exemplo muscular, ligamentar, articular dentre outras.

Outros objetivos:
  • Identificar indivíduos em risco de lesão;
  • Analisar áreas com limitações de movimento e disfunções causadas por desequilíbrios musculares e assimetria;
  • Estabelecer uma linha de base do movimento funcional para a programação apropriada do exercício;
  • Traçar estratégias corretivas e optar com clareza movimentos mais adequados de acordo com sua individualidade;
  • Acompanhar progressos e resultados.

É necessário identificar os padrões de estabilidade e mobilidade necessários para qualquer pessoa que procure melhorar o rendimento na sua vida normal e em qualquer modalidade desportiva que exija movimento de alta qualidade. É importante inspecionar e entender os aspectos fundamentais do movimento humano, apenas depois de analisar movimentos simples poderemos preparar o cliente para desempenhar uma ampla variedade de atividades mais complexas.

 Os termos estabilidade e mobilidade por vezes criam confusão. Estabilidade é a capacidade de manter a postura e/ou controlar o movimento, esta pode ser estática (ex.: prancha frontal) e/ou dinâmica (ex.: prancha frontal com elevação alternada dos braços ou pernas).

Mobilidade é a combinação de flexibilidade muscular (pense na extensibilidade do músculo) mais a amplitude de movimento de uma ou mais articulações (pense, por exemplo, na energia elástica necessária para produzir força quando levamos o braço atrás em qualquer tipo de lançamento ou quando levamos a perna atrás para efetuar um remate no futebol).

Um programa de exercícios inspirado na avaliação funcional deve ter embasamento em anatomia, cinesiologia e biomecânica, por exemplo, as quais nos permite construir mecanismos de movimentos corretos contribuindo para e evolução e prevenção de lesões.

Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? O ebook [Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte  é baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!



Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário