Exercício é sinônimo de mais saúde e de bem-estar, porém, quando executado da maneira correta, com base na orientação de profissionais preparados e especializados.
O fisioterapeuta que atuar na medicina esportiva poderá sugerir atividades ou exercícios físicos para prevenir o aparecimento de doenças. Nesse contexto, deve trabalhar junto dos médicos, nutricionistas e farmacêuticos para indicar o melhor exercício físico de acordo com o perfil clínico do paciente — além de considerar as limitações físicas.
A pergunta que não quer calar é: você está preparado para atuar com essa gente que pratica esporte e que cada vez tem mais curiosidade sobre esse universo?
Para atuar nessa área, é preciso saber que a maioria das lesões esportivas são resultado de treinos exagerados e do descaso com a prática. Nisso, a fisioterapia também visa controlar a intensidade dos treinamentos; definir uma dieta equilibrada (com ajuda da nutricionista) e que respeite as necessidades físicas do atleta e da modalidade; garantir a hidratação em todas as fases dos treinos (antes, durante e depois), realizando a reposição adequada dos eletrólitos perdidos na transpiração; e garantir que os calçados utilizados sejam adequados para o esporte praticado.
Também é importante que o fisioterapeuta esportivo estabeleça uma rotina para o acompanhamento dos indivíduos que já apresentam doenças crônicas e querem diminuir as complicações clínicas.
Um dos pilares da medicina do esporte, o objetivo da fisioterapia esportiva é a reabilitação, a prevenção e a atenção aos atletas profissionais e amadores. Ela está cada vez mais presente no dia a dia dos clubes, times e competidores, já que todo atleta, principalmente aquele de alto rendimento, que treina com frequência e de forma intensa, pode sofrer lesões. E as chances do surgimento de lesões são ainda maiores quando não há uma preparação física correta.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
O objetivo do trabalho é fazer o paciente chegar a sua melhor performance sem ultrapassar certos limites.
Além disso, em casos de lesões, eles oferecem todo o suporte necessário, desde os primeiros socorros à reabilitação.
De maneira geral, a fisioterapia para atletas vem acompanhada de diversos benefícios, tanto para pacientes saudáveis quanto lesionados.
Qual é a sua principal dúvida para começar a trabalhar nesta área?
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários