Saiba quais são os tendões do Pé/Tornozelo






Podemos definir o tendão como uma estrutura que une um músculo a um osso, diferentemente de um ligamento, que faz a junção de um osso a outro.

Portanto, o tendão é responsável por executar a ação muscular sobre uma determinada articulação.  Por exemplo: O tendão extensor dos dedos trabalha com a função de extensão dos dedos, enquanto o tendão flexor realiza a flexão.

Os principais tendões na região do pé e tornozelo são: Aquiles (Tendão Calcâneo), Tendão Tibial Posterior, Tendão Tibial Anterior, Tendões Fibulares Extensores e Flexores dos Dedos e do Hálux. Cada um deles com uma função específica como por exemplo:

• Tendão de Aquiles: Flexão Plantar do Tornozelo
• Tibial Anterior: Dorsiflexão do Tornozelo
• Tibial Posterior: Inversor do Pé
• Tendões Fibulares: Eversores do Pé
• Flexores dos Dedos e Hálux: Flexão dos Dedos e Hálux
• Extensores dos Dedos e Hálux: Extensão dos Dedos e Hálux

É muito importante determinar a anatomia do tendão nos locais em que ele se junta com os ossos, pois são regiões extremamente complexas anatomicamente, e normalmente, existem várias camadas de intersecção entre tendão e osso. Muitas vezes, essa conexão tendão-osso é entendida como um órgão, principalmente no tendão de Aquiles, no qual a inserção é extremamente complexa.

Além disso, o tendão é envolvido por uma membrana chamada Bainha, responsável por envolver, lubrificar e vascularizar esse tendão.  Esse conhecimento anatômico é importante pois explica o processo de desenvolvimento da Tendinite. A tendinite é uma patologia que precisa, sempre, do tratamento fisioterapêutico.

Dominar o atendimento de fisioterapia em regiões corporais é o ponto de partida para um bom resultado do seu paciente.  Não deixe de assistir a apresentação do curso porque eu tenho certeza que é um conteúdo que vai te acrescentar para sua prática clínica.  Saiba mais sobre o Curso Fisioterapia do Pé e Tornozelo aqui



Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário