Como a Terapia Manual funciona na Fisioterapia







A terapia manual se tornou um importante componente na intervenção de doenças ortopédicas e neurológicas sendo hoje considerada uma área de especialização da fisioterapia.

As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor.

A mobilização articular nos movimentos acessórios tem efeitos fisiológicos que podem ser benéficos nessas disfunções. Foram identificados três fatores que permitem a utilização da manipulação, com técnicas rítmicas ou oscilatórias, para auxiliar na reorganização do tecido: facilitar o processo de  reparo, influenciar a estrutura e comportamento mecânico de tecidos, e afetar a dinâmica dos fluidos

A Terapia Manual tem como objetivo mobilizar o tecido muscular, ósseo, conjuntivo e nervoso, visando à normalização e o equilíbrio dessas estruturas e também aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor. Além de diminuir o espasmo muscular, assim como, conservar ou restaurar o movimento voluntário, aumentar a flexibilidade de tecidos  (músculo, cápsula, ligamentos e tendões) e prevenir as aderências intra-articulares, sendo uma ferramenta indispensável no tratamento de distúrbios miofasciais, musculares, articulares e neurais, englobando todas as articulações periféricas e coluna vertebral.

Atualmente, a terapia manual é utilizada no tratamento de várias patologias, incluindo disfunção da extremidade articular, disfunção vertebral, distúrbios da articulação temporo mandibular, dores de cabeça, fibrose cística, compressões nervosas, imobilização, entre outras

O terapeuta manual procura a causa da sua sintomatologia em seu organismo e, no caso de uma dor reversível, encontrar uma solução definitiva.

A aplicação da Terapia Manual tem sido utilizada não somente em pacientes com desordens ortopédicas, mas também em determinadas circunstâncias que envolvem déficits do sistema nervoso central. Este tipo de terapia tornou-se muito importante além de ajudar no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas – sendo hoje em dia uma área de especialização da fisioterapia.

Sempre é bom se especializar em algum assunto diferente. Confira os melhores CURSOS DE TERAPIA MANUAL, selecionados com muita atenção. Clique aqui e saiba mais!


Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário