A Terapia Manual tem como objetivo mobilizar o tecido muscular, ósseo, conjuntivo e nervoso, visando à normalização e o equilíbrio dessas estruturas e também aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor. Além de diminuir o espasmo muscular, assim como, conservar ou restaurar o movimento voluntário, aumentar a flexibilidade de tecidos (músculo, cápsula, ligamentos e tendões) e prevenir as aderências intra-articulares, sendo uma ferramenta indispensável no tratamento de distúrbios miofasciais, musculares, articulares e neurais, englobando todas as articulações periféricas e coluna vertebral.
A aplicação da Terapia Manual tem sido utilizada não somente em pacientes com desordens ortopédicas, mas também em determinadas circunstâncias que envolvem déficits do sistema nervoso central. Este tipo de terapia tornou-se muito importante além de ajudar no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas – sendo hoje em dia uma área de especialização da fisioterapia.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários