O programa de Ginástica Laboral (GL) tem como objetivo prevenir a LER/DORT, além de interferir positivamente no relacionamento interpessoal, aliviando as dores corporais proporcionando benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa apresentando resultados mais rápidos e diretos na saúde dos trabalhadores .
Segundo o Governo Federal, só em 2019, 39 mil pessoas foram afastadas do trabalho em razão de lesões por esforço repetitivo (LER-DORT).
Isso sem contar que, de acordo com a OMS/OIT, cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente por causa de doenças e lesões originadas no ambiente de trabalho.
A Ginástica Laboral promove adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, sua prática é exercida no ambiente de trabalho através de exercícios dirigidos e adequados para cada setor ou departamento da empresa.
No momento em que a musculatura está sendo exercitada, há um aumento da temperatura corporal, tecidual e da circulação sanguínea provocados por adaptações fisiológicas. As adaptações físicas proporcionam melhoria na flexibilidade, mobilidade e postura do trabalhador. As psicológicas envolvem mudança de rotina favorecendo o relacionamento patrão/empregado e a integração entre pessoas que circulam pelo ambiente. O programa de Ginástica Laboral através da comunicação ativa expressada pelo corpo e pela cooperação nas atividades exercidas em duplas ou em grupos proporciona um convívio social diário, estabelecendo um encontro marcado com a saúde uma vez que integra as pessoas, e o espírito de equipe passa a prevalecer de forma que possam se conhecer melhor.
Quando estes se exercitam em grupos trabalhando o espírito de equipe, proporciona além de uma melhor qualidade na produtividade, um crescimento pessoal do funcionário, essa mudança de rotina na empresa melhora consequentemente a saúde mental dos mesmos
É dever de todo empregador zelar pela saúde de seus colaboradores, e não só dentro do ambiente de trabalho. Porém, é importante lembrar que a ginástica laboral não faz mágica e não é recreação, que por si só impede as pessoas de adoecerem por causa do ambiente ocupacional. É, na verdade, quando bem planejada, uma ferramenta a mais no contexto da ergonomia e segurança do trabalho. É claro que a ginástica laboral não é obrigatória, mas quando o superior hierárquico participa das sessões, cria-se um estímulo para a participação de todos.
Quer trabalhar com eficiência com um bom caminho para desempenhar um bom trabalho? E se eu te desse o caminho para elaborar um projeto de ginástica laboral de maneira única? Aprenda a implantar Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte! Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários