Fisioterapia na Síndrome do Trato Iliotibial




 

A Síndrome do Trato Iliotibial  é causada por um processo inflamatório na porção distal do trato iliotibial, em decorrência de um atrito entre ela e o epicôndilo lateral do fêmur. Esse atrito ocorre durante movimentos repetitivos de flexo-extensão do joelho, sendo um tipo de lesão overuse.

De forma menos frequente pode ocorrer por causa de um trauma direto. Está geralmente relacionada com esportes como a corrida e o ciclismo

Os sintomas são progressivos, começando inicialmente como uma dor na face lateral do joelho durante a realização de atividade física. A dor pode irradiar para a coxa ou para a perna.

A dor aumenta de intensidade e pode se manifestar mesmo em repouso caso o problema não seja tratado.

A explicação tradicional para o aparecimento da síndrome do trato iliotibial inclui uma combinação de fatores extrínsecos, como erro de técnicas de treinamento e corridas em declives, e fatores intrínsecos, como trato iliotibial encurtado e biomecânica anormal do pé.  Isso causaria um atrito excessivo do trato iliotibial sobre o epicôndilo lateral do fêmur durante as atividades esportivas, causando dor e inflamação das estruturas, onde o corpo não tem tempo suficiente para reparar esse tecido lesado.

Os possíveis fatores causadores da síndrome do trato iliotibial citados na literatura incluem relação entre:

  • Largura e Inclinação da Pelve
  • Comprimento do Fêmur
  • Valgismo Exagerado
  • Diferença de Membros
  • Relação Demanda/Capacidade
  • Prática Esportiva
  • Alterações na Marcha
  • Fraqueza Muscular
  • Entre Outras

Existem vários tipos de exercícios terapêuticos usados pela fisioterapia como mobilização passiva e ativa, alongamentos, exercícios isométricos, isotônicos entre outros para auxiliar nas Principais Patologias do Joelho.

Diversos estudos demonstram grande eficácia dos exercícios terapêuticos.

Os exercícios de fortalecimento muscular realizados na fisioterapia tem muita importância, pois a fraqueza dos músculos que envolvem a articulação do joelho pode contribuir para a incapacidade do paciente.

Já os exercícios para manutenção e aumento da mobilidade articular são importantes, principalmente para os pacientes com osteoartrose, já que a perda de amplitude de movimento causa encurtamento, contratura muscular e estruturas capsulares, que também pode dificultar a funcionalidade.

UM EBOOK SENSACIONAL SOBRE FISIOTERAPIA NO JOELHO!

Aprenda a utilizar os principais exercícios em Fisioterapia do Joelho, unindo a outros tratamentos e terapias.  O ebook FISIO NO JOELHO  tem como objetivo servir como norte para profissionais (ou estudantes) que precisam de exercícios para tratar as cinco principais patologias no Joelho, além de abordar o pós-operatório e exercícios fora da fisioterapia. Saiba mais aqui




Algumas indicações:

Comente:

Nenhum comentário